quarta-feira, janeiro 18

Jejum intermitente... Eu te amo!

Quando eu tomei conhecimento da prática do Jejum intermitente, eu achei que era meio que uma loucura, porque quando se fala em jejum você pensa em um primeiro momento que a pessoa vai ficar sem comer eternamente, jejuando vivendo de luz, fazendo fotossíntese.. Essas coisas. Mas né, eu sou curiosa e realmente gosto de agregar conhecimento, mesmo que eu não vá usar, comecei a pesquisar sobre o tal do JI e entendi que não era bem isso. Bom, ele consiste simplesmente em você dividir o seu dia e verificar em quais quantidade de horas você quer se alimentar. Vou dar um exemplo...

Eu faço minha ultima refeição as 9:30 ou 9:40, por conta do horário que eu chego e tudo mais, então eu fico de boa, vou dormir, acordo, só vou comer novamente as 12:00, o que me deixa em um jejum de 14 horas e uns quebrados, mas os quebrados eu nem conto. O que isso trás de benefícios pra minha vida? Bom, vamos fazer um Cltr V nesse momento. 

Benefício 1 – O jejum estimula hormônios queimadores de gordura

Vários hormônios no corpo podem influenciar seu metabolismo através do controle do apetite, quanta gordura você tende a armazenar, queimar, etc…
Jejum intermitente pode auxiliar no controle de alguns desses hormônios como:

A insulina

Insulina é um dos principais hormônios envolvidos no metabolismo da gordura, sinalizando o corpo para armazenar e parar de quebrar gordura para ser usada como energia.
Ter níveis elevados de insulina na maior parte do tempo é péssimo para queimar gordura. Sem contar que isso pode facilitar o aparecimento de doenças como obesidade, câncer e diabetes tipo 2.
Fazer jejum intermitente é uma ótima maneira para derrubar os níveis de insulina em até 31% (1,2,3,4).

O hormônio do Crescimento

Jejum intermitente pode aumentar os níveis de GH no sangue, que é um hormônio conhecido por promover a queima de gordura (5,6).
Este aumento no hormônio do crescimento, além de promover queima de gordura, também pode preservar massa muscular e trazer inúmeros benefícios (7).

A noradrenalina

A noradrenalina é um hormônio que aumenta o estado de alerta e atenção em situações de “fuga ou luta”.
Isto causa vários efeitos no corpo, um delas é sinalizar a liberação de gordura.
Em suma, o aumento na noradrenalina costuma aumentar a quantidade de gordura disponível para ser usada como energia.
Jejum é uma das coisas que aumentam o nível de noradrenalina na corrente sanguínea (8,9)

Benefício 2 – Acelerar o metabolismo

Muitas pessoas ainda acreditam que pular refeições ou ficar um tempo sem comer vai fazer com o que o corpo diminua a velocidade do metabolismo e entre em “modo de emergência”.
Isto realmente vai acontecer, mas apenas se você ficar dias sem se alimentar (e não algumas horas). O corpo não é tão frágil assim.
Inclusive estudos têm mostrado que fazer jejum por períodos curtos pode, na verdade, acelerar o metabolismo (10,11).
O que vai causar maior queima de gordura corporal, em menos tempo.

Benefício 3 – Menor diminuição no metabolismo do que dietas hipocalóricas comuns

Conforme nos mantemos em uma dieta hipocalórica para queimar gordura, o nosso corpo tende a diminuir gradativamente a velocidade do metabolismo.
O corpo faz isto para tentar manter o equilíbrio e fazer você segurar o peso corporal mesmo comendo menos, como se fosse uma forma de proteção.
Todas as dietas hipocalóricas, com o tempo, vão causar alguma queda na velocidade do metabolismo – é normal.
Mas um estudo (12) sugere que o jejum intermitente causa uma queda menor do metabolismo, o que potencialmente pode diminuir a estagnação na perda de gordura com o tempo.

Benefício 4 – Redução na perda de massa muscular

Um dos maiores problemas em uma dieta para queima de gordura é a perda de massa muscular que vai ocorrer simultaneamente.
Alguns estudos (13,14) sugerem que a mudança hormonal causada pelo jejum intermitente pode, também, preservar mais massa muscular.
Uma revisão feita em 2011 (15) também mostrou que o jejum intermitente foi mais efetivo em reter massa muscular que uma dieta de restrição calórica comum.

Benefício 5 (e talvez o mais importante) – Jejum intermitente deixa a sua vida mais simples

Muitas pessoas, quando tentam queimar gordura, acabam criando uma espécie de prisão nutricional onde é preciso comer em X em X horas, planejar as refeições, parar o que está fazendo para comer e “evitar” que o metabolismo caia, etc… Em alguns casos, a vida gira em torno da dieta.
No jejum intermitente, você vai comer durante uma janela específica de tempo, sem intervalo específico, e no resto do dia vai ficar livre para fazer suas coisas, sem se preocupar com intervalos de refeições, perda de massa muscular, velocidade de metabolismo, disponibilidade, preparação de alimentos, etc…
Esta simplicidade torna o jejum intermitente mais fácil de ser seguido, o que consequentemente aumenta as chances de se manter na dieta por mais tempo e gerar mais resultados.
E ai? Tá bom pra você? Bom, pra mim está mais que bom! Dois dias com menos de 20 carbs liquídos por dia e fazendo corretamente o JI, eu ja senti muita diferença no meu corpo, por incrível que pareça.

Então é isso, mais um dia superado com sucesso! 

Comidinhas de ontem...


Por hoje é só...

Nenhum comentário: