domingo, janeiro 2

A psicologia ...

Eu tenho que bater palmas pra esse teste... quem puder, e quiser, faça... responda com honestidade, é realmente incrivel....

Meu resultado sobre a primeira fase...

Temperamento Eutímico

O temperamento eutímico tem como base o medo médio, a vontade média ou alta, o controle alto ou pelo menos médio, e a raiva baixa. Se a vontade ou controle forem baixos ou a raiva for alta, é mais provável que a escolha do temperamento afetivo eutímico tenha sido equivocada.
A mente funciona de forma semelhante a um carro, com acelerador e freio independentes. A vontade é como se fosse o acelerador e o medo é o freio. A velocidade final do carro seria o padrão de humor ou temperamento afetivo. Assim, no temperamento eutímico, há um balanço harmônico entre acelerador e freio, ou seja, tem força para avançar, mas também uma boa capacidade de frear o comportamento quando se faz necessário. Portanto a velocidade final e o humor de quem tem esse temperamento ficam em um nível bom e estável, mas também flexível de acordo com as necessidades.
O temperamento eutímico apresenta as características de equilíbrio entre cautela e risco, respeito às regras, preocupação com problemas reais, sem exageros em relação a problemas potenciais, planejamento e uma visão do mundo essencialmente otimista, mas com o pé na realidade. São pessoas que tendem a lidar bem com situações que geram ambivalência, gerenciando seus desejos e medos para resolverem problemas e atingirem seus objetivos. Esse é o temperamento mais flexível e adaptável a vários contextos, que é sua grande vantagem. Por outro lado, em situações específicas pode ficar em desvantagem em comparação a outros temperamentos. Por exemplo, em disputas, o temperamento irritável se sente mais à vontade do que o eutímico, e hipertímicos podem ser mais rápidos em aproveitar oportunidades. Já em situações que exijam cautela e cuidado, o temperamento ansioso pode ser mais capaz de perceber os riscos.
As pessoas com esse perfil geralmente consideram que seu temperamento está associado a poucos problemas e pelo menos moderadas vantagens e benefícios no seu jeito de ser. De fato, o perfil cuidadoso, mas não em excesso, associado à responsabilidade, planejamento e energia canalizada faz com que sejam capazes de executar tarefas com poucas falhas. Assim, os eutímicos podem se adaptar bem a muitos tipos de trabalho, tanto executivos de várias naturezas como de liderança e planejamento. Como líderes, tendem a ser compreensivos e estimuladores, ao mesmo tempo que organizados, usando o exemplo pessoal como referência.
No plano intelectual, o temperamento eutímico se destaca pela capacidade de lidar com situações e temas que exigem paciência, organização e capacidade de lidar com a complexidade. Ao mesmo tempo que toma as precauções necessárias, não deixa de perceber aspectos positivos e oportunidades. Tendem a aprender com as experiências negativas sem ficar traumatizados. Os eutímicos não costumam errar por excesso, mas quando erram não repetem a dose muitas vezes. A flexibilidade mental faz com que tenham pelo menos uma razoável percepção de riscos quando o ambiente está por entrar em crise, e conseguem se mobilizar com agilidade quando as coisas melhoram.
Nas relações, o eutímico tem facilidade de estabelecer vínculos afetivos consistentes e duradouros. Esse é um perfil de pessoas cooperativas, empáticas, solidárias, fiéis e dedicadas.
Em geral são poucos os traços disfuncionais desse temperamento que geram desadaptação ao ambiente ou círculo social. Se houver, geralmente a psicoterapia é suficiente para recompor a situação, porque costumam ser pessoas com muitos recursos psicológicos. Psicofármacos podem ser úteis em situações pontuais e por períodos curtos, principalmente quando houver estresse prolongado ou acúmulo de problemas.
À medida que as situações vão sendo resolvidas, os eutímicos conseguem voltar ao seu funcionamento normal e depois se mantêm bem, com exceção de situações particularmente traumáticas, que distorcem a visão de mundo.

*Perfeito!
 

Um comentário:

Tatinha disse...

ai eu começei..mas da preguuiça..kkkkkkkkkk