domingo, setembro 12

Cyberbullying ?!

Bom, como a internet não é feita só de coisas legais, e de pessoas bem intencionadas... Nos, internautas do bem, temos que aprender a nos proteger!

O que é Cyberbullying?

O cyberbullying é a forma virtual de praticar Bullying. Uma modalidade que vem preocupando especialistas, em todo o mundo, por seu efeito multiplicador do sofrimento das vítimas. Na sua prática utilizam-se das modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar, constranger e expor as vitimas. É uma forma de ataque perversa que tem ganhando dimensões incalculáveis.

O que fazer se for vitima?

A) Preserve todas as provas

Seja qual for o crime que o internauta venha a ser vítima, é importante, antes de tudo, preservar o maior número de provas que conseguir. Imprimir e salvar o conteúdo das páginas ou “o diálogo” do(s) suspeito(s) . Uma alternativa para registrar provas que estejam on-line é recorrer a um cartório e fazer uma declaração de fé pública de que o crime em questão existiu, ou lavrar uma Ata Notarial do conteúdo ilegal/ofensivo. Isso é necessário porque, como a internet é muito dinâmica, as informações podem ser tiradas do ar ou removidas para outro endereço a qualquer momento.

B) Com as provas na mão, procure uma Delegacia de Polícia e registre a ocorrência

Elaboramos uma lista de Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos onde as vítimas poderão apresentar queixa-crime. Caso no seu Estado não exista uma Delegacia Especializada, procure a mais próxima da sua residência.

Você pode procurar aqui.

Bom.... isso tudo é timo, é maravilhoso saber que as pessoas não podem falar o que bem entenderem na net e saírem ilesos... Se alguém se sentir exposto ou humilhado por declarações de terceiros... eis a solução.... denuncia.... e aqui em SP tem a delegacia, logo ali do lado do DEIC.

E isso ai galera....

Um comentário:

Mônica Alves disse...

Concordo com você... Quando publicamos algo ela se torna 'PUBLICO' então... antes de "digitar" temos que saber o que escrevemos e não deixar que nossos comentários e opiniões ofendam ou prejudicam outras pessoas, temos que saber nos colocar não é?
Bjus