quarta-feira, setembro 22

Comedara Compulsiva

amizade (a-mi-za-de)

s. f.

Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente: laços de amizade.

Esse é o conceito, mas a verdade é que cada amigo é importante de uma maneira especial, em um momento diferente... Essa é a magia das amizades... Ontem conversando com o Renato no MSN ele foi abatido por uma avalanche.. hahah Avalanche de emoções recolhidas digamos... Eu não estou legal, de saude todo mundo sabe, mas estou dizendo quanto ao meu peso.... Eu não estou conseguindo aceitar e não estou tendo como lutar contra... Eu já escondi os espelhos, eu não apareço mais em fotos, eu já estou evitando de sair de casa.... E eu precisava colocar tudo isso pra fora... E coloquei, chorei hororres... e levei bronca! Mas é bom, serve pra gente acordar um pouco...

Eu andei evitando de falar sobre isso, mas é a hora de colocar tudo pra fora. Minha relação com a comida mudou desde quando parei de fumar... Eu substitui um vício por outro... Sim, comer é vício, e tem até tratamento especializado, como os Alcoólicos Anonimos... Pra quem quiser conhecer o site do CCA (Comedores Compulsivos Anonimos), é só clicar ai... Então essa relação mudou de difícil, para obsessiva.... Lendo a respeito da compulsividade alimentar eu descobri que..

O que é comer por compulsão?


CCA acredita que comer por compulsão é uma doença - uma doença progressiva - que não pode ser curada, mas que, como muitas outras doenças, pode se detida.
Antes de chegar em CCA, muitos comedores compulsivos se consideravam glutões, proscritos sociais na aparência ou apenas claramente sem força de vontade. CCA crê que esta doença pode ser detida se a pessoa estiver disposta a seguir um programa simples que provou ser um sucesso para um número sem fim de comedores compulsivos.
Após reconhecer que comer compulsivamente é uma doença, a força de vontade não está mais envolvida, visto que o comedor compulsivo sofredor perdeu o poder de escolha sobre a comida. O mais importante é encarar os fatos da doença e tirar proveito da ajuda disponível. Tem que haver também o desejo de recuperar-se. Nossa experiência demonstrou que o programa de CCA funciona para aqueles que desejam sinceramente parar de comer compulsivamente; raramente funciona para aqueles que não estão totalmente certos de que querem parar.


O que queremos dizer com "comedor compulsivo"?


Por definição, "compulsão" significa "um impulso ou sensação de estar sendo levado irresistivelmente a executar alguma ação irracional". Não é somente o quanto comemos que faz de nós o que somos, mas a maneira como nos comportamos em relação à comida. Alguns comedores compulsivos comem em segredo, enquanto outros alternam o empanturramento e o jejum. Entretanto, todos os comedores compulsivos têm uma coisa em comum: são levados, por forças que não compreendem, a comer mais ou menos do que eles precisam, e comem essa comida de formas que não são racionais.


Como posso saber se sou um comedor compulsivo?


Só você pode decidir.
Muitos membros atuais de CCA ouviram da família, de amigos, e mesmo de médicos, que tudo que eles precisam era um pouco de autocontrole e força de vontade para perder peso e comer normalmente. Acreditando nisso, essas pessoas experimentaram períodos frustrantes de dietas e perda de peso, apenas para recuperar todo o peso perdido e ainda mais. Essas mesmas pessoas finalmente se voltaram para CCA, porque elas sentiram que seus hábitos alimentares as derrotaram, e elas estavam prontas a tentar qualquer coisa para serem libertas da terrível compulsão por comer demais.
Outros, com muito menos peso a perder ou com menos tempo de comer compulsivo, também se voltaram para CCA. Eles descobriram o suficiente sobre o comer compulsivo para reconhecer que se trata de uma doença progressiva.
Em CCA, comedores compulsivos são descritos como pessoas cujos hábitos alimentares têm causado problemas crescentes e contínuos em suas vidas. É preciso enfatizar que apenas a própria pessoa pode dizer se a comida se tornou um problema incontrolável.


Um comedor compulsivo não pode usar somente força de vontade para parar de comer excessivamente?


Antes se voltarem para CCA, muitos comedores compulsivos tentaram com todas as forças reduzir sua ingestão de comida e mudar seus hábitos alimentares. Normalmente muitos métodos foram tentados: dietas drásticas, pílulas moderadoras de apetite, diuréticos, injeção de um ou outro tipo. Em outros casos, outros "macetes" para emagrecer também foram tentados: comer apenas nos horários das refeições, cortar as porções de comida pela metade, nunca comer sobremesa, comer de tudo menos doces, nunca comer em segredo, abusar apenas nos fins de semana, pular o café da manhã, nunca comer em pé... a lista poderia se estender indefinidamente.
Claro, cada vez que uma nova tentativa era iniciada ou um novo método era tentado, o comedor compulsivo fazia um juramento solene de "seguir a dieta desta vez e nunca mais sair".
Como essas promessas nunca eram cumpridas, sentimentos de culpa e remorso seguiam-se inevitavelmente.
Através desse tipo de experiência, muitos comedores compulsivos admitiram sua falta de força de vontade para mudar seus hábitos alimentares. Quando eles vieram para CCA, eles admitiram que eram impotentes perante a comida. Se eles não têm força de vontade própria, consequentemente precisam de um Poder maior que eles para ajudá-los a se recuperarem.


O que significa "um Poder Superior a nós mesmos"?


Antes de ingressar em CCA, muitos comedores compulsivos já haviam percebido que não podiam controlar a sua alimentação. A comida havia se tornado um poder maior que eles.
A experiência de CCA mostrou que, para alcançar a abstinência em relação ao comer compulsivo e manter a recuperação, o comedor compulsivo precisa aceitar e depender de um outro Poder que admita como maior que ele próprio. Alguns comedores compulsivos escolhem interpretações diferentes desse Poder, tal como considerar inicialmente o próprio grupo de CCA como o Poder maior que eles. Entretanto a maioria dos CCAs adotam o conceito de Deus, como Este poder ser entendido pelo próprio indivíduo.


O que é o programa de recuperação de Doze Passos?


Os Doze Passos são o coração do programa de recuperação de CCA. Eles oferecem um novo modo de vida que possibilita ao comedor compulsivo viver sem a necessidade de comida em excesso. Os passos são apenas sugestões, baseadas na experiência dos membros
de CCA em recuperação. A experiência mostrou que membros que fazem um esforço sincero para seguir estes passos e aplicá-los na vida diária parecem conseguir muito mais de CCA do que aqueles membros que parecem considerar os passos casualmente.
As idéias expressas nos Doze Passos, que se originaram de Alcoólicos Anônimos, refletem a experiência e a prática de discernimentos espirituais conforme registrado por pensadores em muitas épocas. Sua maior importância reside no fato de que funcionam! Possibilitam que comedores compulsivos e milhares de outros que praticam os Doze Passos levem vidas felizes e produtivas. Eles representam a função sobre a qual CCA foi construído.
Aqui estão os Doze Passos que são sugeridos como um programa de recuperação para o comedor compulsivo:

Os Doze Passos


1. Admitimos que éramos impotentes perante a comida - que tínhamos perdido o domínio de nossas vidas.
2. Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmo poderia devolver-nos a sanidade.
3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
4. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
5. Admitimos perante a Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano e exata natureza de nossas falhas.
6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse das nossas imperfeições.
8. Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.
10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados nós o admitimos prontamente.
11. Procuramos, por meio da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade e relação a nós e forças para realizar essa vontade.
12. Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos comedores compulsivos e por em prática estes princípios em todas as nossas atividades.





Bom quem leu tudo pode pensar.... Coisa de gente louca! Ou, coisa de gente neurótica... Ou, coisa de gente desesperada! Sim, esse é o ponto eu acho... eu estou em desespero... Eu admito que a comida tem me vencido... O real motivo de postar tudo isso, é mostrar que esse problema existe, que é sério, que destrói vidas, famílias, pessoas.... Eu quero me conscientizar e poder lutar contra isso... Eu preciso, antes que eu seja destruída!


Mais um desabafo...


Musiquinha que eu adoro, meio tiste, mas me anima de qualquer jeito... rs


4 comentários:

Clube de Handebol Japy disse...

Tomou bronca, chorou. Mas é o que te disse, Mel: disso tudo você vai tirar a força prá se reerguer e vai vencer.

Tamo junto, mina.

Mariana disse...

Sou comedora compulsiva tb...
#fato!
Deus me livre..afê!

Anônimo disse...

Ah amiga...choquei com esse post...
entrei agora em um momento repensando na vida....thanks for all

Tatinha disse...

MEL... TO AQUI PRA VC AMIGA.. SABE DISSO..
MOTHER FUCKERRRR TO CONTIGO...
[Tamo junto, mina, 2]

EU VOU TE AJUDAR NEM Q EU TENHA Q IR ATE AI TE PUXAR OS CABELOS E OLHAR NO SEU OLHO DIZER Q SOU SUA AMIGA PORRA!! RSRS
BEIJOS EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOO